Sedentarismo na gravidez? Tô fora!

Além trazer benefícios para os pulmões e o coração, praticar uma atividade física ajuda na diminuição das dores que, geralmente, incomodam as futuras mamães.

Que a gestação é algo sublime todos nós já sabemos. É nesse momento que o corpo se transforma e surgem dúvidas sobre como cuidar-se de si mesma.

Além trazer benefícios para os pulmões e o coração, praticar uma atividade física ajuda na diminuição das dores que, geralmente, incomodam as futuras mamães.

Porém, durante a gravidez, algumas orientações devem ser seguidas, a fim de não transformar o que poderia ser algo prazeroso e saudável em problemas.

Os benefícios de cada atividade para as gestantes

Inúmeros exercícios ajudam a preparar o corpo da gestante para o momento do parto e pós-parto. Veja a abaixo como cada um deles age no organismo e qual deles combina mais com você.

Caminhada: a caminhada é um ótimo exercício para diminuir o inchaço, uma vez que o funcionamento cardiovascular e o fluxo sanguíneo do corpo apresenta uma melhora significativa.

Na hora de caminhar use roupas leves, pratique a atividade em superfície regular e temperatura ambiente. Caso a caminhada seja realizada em esteira, fique atenta a área das pisadas para evitar desequilíbrios.

Pilates: O pilates é um grande aliado das gestantes. Isso porque, o exercício trabalha os músculos e a respiração, dois fatores de extrema importância na hora do parto.

Embora o exercício seja bastante indicado para as grávidas, nada de praticá-lo de qualquer maneira. Prefira profissionais indicados para auxiliar gestantes e nada de se esforçar de mais na hora de realizar determinadas posições.

Bicicleta ergométrica: A bicicleta ergométrica é o tipo de bike mais indicado para quem gosta de pedalar. Mais segura que a bicicleta convencional, ela faz com que o quadril da gestante oscile menos e evita, consideravelmente, o risco de desequilíbrios.

O exercício ajuda a controlar a respiração e a resistência física preparando a gestante para o momento do parto.

Prefira bicicletas ergométricas com encosto para que a lombarnão seja prejudicada.

Musculação: A musculação é mais indicada para quem já pratica essa atividade há algum tempo. Isto é, antes da gravidez.

Fique atenta a carga utilizada e a série de repetições durante a execução do exercício. Busque ter sempre por perto um profissional especializado na hora de praticar a modalidade, a fim de evitar lesões.

Mas atenção! Antes de adotar algum tipo de prática esportiva durante a gravidez é imprescindível consultar seu médico ginecologista. Apenas ele poderá avaliar a necessidade e a aprovar a realização de exercícios físicos para as mamães. O ginecologista vai, ainda, indicar a frequência dos exercícios a serem praticados pela gestante.

Conheça o padrão Body Energy de qualidade

Agora que você já conhece os benefícios de praticar uma atividade física durante a gravidez, chegou a hora de deixar de lado o sedentarismo e movimentar-se. Clique aqui e fique por dentro de todas as modalidades que a Rede Body Energy oferece.

Consulte aqui qual unidade da melhor Rede de academias de Belo Horizonte está mais próximo de você.

Explore mais

Sem categoria

Avaliação física: uma etapa importante

A avaliação física mais que importante é fundamental antes de iniciar qualquer plano de treino.  Depois de tomada a decisão e buscar uma vida mais